V ConsCiência

O tema da V ConsCiência foi pautado pela Unesco. No ano internacional do entendimento global todos os alunos, do G5 da Casinha Pequenina até o 2º ano do Ensino Médio, pesquisaram e desenvolveram os temas propostos. Falaram sobre água, luz, sombra, ar, clima, energia elétrica, diversidade étnica, gênero, aedes aegypti, caos, alquimia e o conviver.

Todas as fotos estão nesse link

G5 – Leguminosas: o que são e para que servem.
O G5 pesquisou sobre as leguminosas e depois da ConsCiência, plantaram na horta com a compostagem que fazem no projeto da Casinha Pequenina.

1º ano – Água
Durante a ConsCiência, as crianças fizeram oficinas de terrários e cada visitante levava o seu.
Explicavam como funcionava o ecossistema e a importância fundamental da água em nossa vida.

2º ano – Luz e Sombra
Variações de luz, decomposições, côncavo e convexo, a mistura das cores. Em várias oficinas os alunos demonstravam aos visitantes como a luz se comporta em diferentes intervenções.

3º ano – O ar nosso de cada dia
Os grupo se dividiram em temas: o submarino e seu funcionamento; a formação do vento; o ar ocupa espaço?; energia a partir do ar: energia eólica; e a ausência do ar: vácuo pra quê?
Por meio dos assuntos puderam explicar tudo que aprenderam nos estudos que realizaram sobre o ar.

4º ano – Deu a louca no clima
Ao longo do 1º semestre, os alunos estudaram diversas questões sobre o tempo atmosférico e as diferentes formas como ele se manifesta. A interferência humana sobre o ambiente e suas consequências para o clima do planeta foi apresentado por meio de jogos, painéis interativos e terrários suspensos. Também realizaram o “dois mundos”: “O mundo que temos” e “O mundo que queremos” que finalizava a apresentação abordando a mensagem que temos que mudar efetivamente nossas atitudes em relação ao meio ambiente.

5º ano – Gerando energia elétrica: diferentes usinas
O uso de fontes de energias renováveis e a busca da máxima eficiência energética possível, são os dois pilares da energia sustentável.
O quinto ano A e B mostraram as diversas formas de gerar energia elétrica. O trabalho trouxe as diferentes usinas espalhadas pelo mundo e algumas formas alternativas de geração energia.
Os alunos, divididos em grupos, produziram textos que estavam expostos em banners sobre as usinas geradoras de energia elétrica: maremotriz, hidrelétrica, eólica, termoelétrica, solar e termonuclear.
Uma bicicleta foi construída para mostrar como a energia cinética se transforma em energia elétrica. Todos os alunos e visitantes puderam pedalar para gerar energia. A montagem da bicicleta, bem como seu funcionamento, foi uma parceria entre o 5º ano e o professor Ricardo do F2.

 

6º ano – A diversidade étnica do povo brasileiro nos mitos da criação do mundo.
Os alunos dos 6ºs anos contaram histórias mitológicas sobre a criação do mundo. No total, 4 mitos, de origens diferentes, foram relatados: Iorubá, Guarani, Português e Japonês. Cada mito representou uma etnia que influencia de maneira importante a formação do povo brasileiro.
Após a exposição dos mitos, os pais foram divididos em grupos e convidados a produzirem um novo mito sobre a criação do mundo que contemplasse a diversidade de nosso povo.
O objetivo dessa oficina foi possibilitar a reflexão sobre tolerância e sobre a diversidade cultural brasileira; a importância do respeito aos valores e costumes dos diferentes povos do planeta.

7ºs anos – Gênero: A violência contra as mulheres
Os alunos estudaram, em H.P.1, a Cartilha Direitos da Mulher produzida pela Organização panamericana de saúde/UNAIDS/UNIFEM. Após esse estudo, passaram a discutir sobre a questão da violência contra as mulheres.
Para a V ConsCiência, produziram materiais relacionados com as informações estudadas e montaram a sala com diversos jogos onde os visitantes podiam testar seus conhecimentos em relação ao tema.

8º ano – Aedes Aegypti: um vetor sem controle
Além de uma profunda pesquisa dos alunos sobre o assunto, tivemos a presença de José Roberto Alegretti que abordou todos os aspectos relacionados ao vírus zica

9º ano – Nem todo o caos é desordem.
Os alunos apresentaram em grupo, as diferentes formas de violência e caos num trabalho aprofundado sobre o assunto

1º ano do EM – Alquimia Cidadã
Em uma sala transformada em templo, os visitantes entraram em contato com si mesmo pelo caminho realizado pelos alunos. A proposta era a reflexão, que foi atingida com sucesso.

2º ano do EM: Conviver
Os alunos realizaram uma peça de teatro absolutamente provocadora sobre o trabalho informal, preconceito, valores, julgamentos e consequências.
Escrita e dirigida pelos estudantes, a peça estará em cartaz no Articulando 2016. Imperdível!

Anúncios