PEA Unesco

A diretora pedagógica do Colégio Friburgo, Iracy Rossi e a coordenadora do Período Ampliado da Casinha Pequenina, Rosa Cristina, foram ao XXII Encontro Nacional do Programa das Escolas Associadas do Brasil, em Natal; o PEA Unesco.
Os desafios do amanhã na agenda de hoje foi o tema discutido durante o encontro. Foram dois dias de imersão na educação e o que há de mais novo referente ao tema.
A programação começou, no dia 5 de outubro, com a apresentação do grupo de dança Diocecena de Mossoró e a Banda de Pífanos de Caruarú.
No dia seguinte, foi a vez do “Diálogo com Sabine Detzel: a Rede PEA e a construção do amanhã”. Sabine é coordenadora internacional da Aspnet e respondeu a todas as perguntas sobre o trabalho do PEA.
Depois aconteceu a palestra: “Falar de futuro é falar de valores. Mas que valores?”, ministrada por Telma Vinha, doutora em Educação pela Unicamp.
Tecnologia foi tema da última palestra antes do almoço. O futuro das tecnologias educativas foi discutido por Vanderlei Martinianos, consultor em projetos de Design Instrucional e Engenheiro da Educação Tecnológica, com MBA PUC-Rio.
Depois do intervalo, vivências e experiências foram trabalhadas em três cases:
-O Brasil na Conferência do Clima, na França por Luís Cruz, escola municipal Alcina Dantas Feijão.
– Relato da missão pedagógica à França e Finlândia 2016
– Fundação Siemens
Pausa para o café e volta com a palestra: “Formação científica para os desafios deste século” com Luiz Carlos de Menezes, doutor pelo Instituto de Física da USP, consultor da UNESCO e do Ministério da Educação.
A palestra: Tempo de Inovação de Alexandre Campos do Education Partner Manager no Google for Education encerrou os trabalhos do primiero dia. Alexandre é doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.
O 7 de outubro começou com a palestra: “A educação humanista inovadora” ministrada por José Manuel Moran, coordenador do grupo de pesquisa sobre formação inovadora de professores no Instituto Singularidades.
Depois aconteceram mais “Vivências e Experiências” com Mauricio Herculano de Oliveira Filho – Colégio Master – RN – Robótica Educacional ou Pedagógica, Sueli Schabbach Matos da Silva – Colégio Maria Auxiliadora (RS) – Treinamento do protocolo da Comunidade de aprendizagem com Portugal e Kátia Martinho – Colégio Magister – SP – Triangulação de saberes: engajamento entre escolas da Rede Pública e Privada
Cofee Break e voltaram com a palestra: “A gestão no PEA: liderando a educação em valores” por André Guadalupe, consultor de gestão escolar.
Hora do almoço e volta com momento PEA: O PEA em 2017
ministrado por Myriam Tricate, coordenadora nacional do PEA, e Sabine Detzel.
Às 14H30h os certificados dos participantes no Seminário Internacional da UNESCO sobre a Mudança Climática na Educação em Paris foram entregues.
Nossas representantes voltaram a São Paulo com as “malas” repletas de mais conhecimento que aplicarão, com muito carinho, em nossas escolas.

1 2 3 4 5

Anúncios