Liverdade | ConsCiência

No dia 21 de outubro, aconteceu a união de dois eventos tradicionais do Colégio Friburgo: Liverdade e ConsCiência. O primeiro une literatura e liberdade; a leitura e seu poder transformador que aprofunda conhecimentos e amplia horizontes. O segundo, ConsCiência, alia ciência e responsabilidade; atitudes transformadoras e novas ideias.

Todos os alunos participaram, apresentando trabalhos e projetos aos visitantes.

O tour começou com o 1º ano do Fundamental I e a arte de cultivar relacionamentos, hortas e ervas aromáticas. O projeto firmou a importância da dedicação ao meio em que se vive e às pessoas com quem se convive. Desde a mais tenra idade, o aluno do Friburgo aprende a relevância da responsabilidade e demonstra, por meio de projetos, o resultado desse trabalho.

A Mata Atlântica foi, por alguns meses, a casa dos 2os anos. Eles demonstraram como a mata está diretamente relacionada ao dia a dia de todos os brasileiros.

Por que comprar? Para que serve o consumo desenfreado e para quem? Os alunos dos 3osanos demonstraram a relação intensa da sociedade ocidental com o consumo e os seus males, e como isso afeta diretamente o meio ambiente.

Já os 4os anos investigaram as questões sobre o tempo atmosférico e o clima. Os estudos proporcionaram o desenvolvimento de atitudes mais conscientes e responsáveis diante de situações cotidianas.

Por meio de fotos de ações sustentáveis, os alunos compartilharam sugestões de ações diárias para a preservação do meio ambiente. Também produziram cordéis com a intenção de transmitir a preocupação com o destino do planeta Terra.

De acordo com a ONU, há 13 mil pedaços de plástico em cada quilômetro quadrado do oceano. Esse é um dado grave que mostra como muitos países têm sido displicentes quanto à preservação dos recursos marinhos. Além disso, as práticas ilegais de pescaria prejudicam o ecossistema marinho.

Isso motivou o levantamento, pelos 5os anos, de todas as espécies marinhas ameaçadas de extinção e o que tem sido feito para que elas não sejam riscadas do mapa. Levantaram também ações do bem, como limpeza de praias, invenções de máquinas que possibilitam a limpeza dos oceanos e campanhas de conscientização. Resíduos sólidos: da reflexão à ação, foi tema de debate intenso dos 5os anos, que desenvolveram diversos projetos unificados pelo argumento.

Afrodescendentes e o racismo como fator social, escravidão no Brasil e leis abolicionistas foram objetos de pesquisa dos 6os anos. Clássicos da literatura brasileira como A escrava Isaura, Navio Negreiro e contos africanos motivaram os estudantes a criar uma sala com trabalhos artísticos impressionantes.

É necessário dizer que todas as salas do evento foram elaboradas a partir dos temas propostos pelas séries. Transdisciplinar e multidisciplinarmente, o colégio foi montado com trabalhos literários, de artes, fotográficos, performáticos e teatrais com a Ciência presente em todos os projetos.

Na quadra de cima do Friburgo, o movimento Fricletas marcou presença. Nas aulas de Geografia e HP1, foi desenvolvido um projeto para conscientizar as pessoas sobre o uso da bicicleta como meio de transporte econômico, saudável e sustentável. Com a #VemdeBike, os convidados foram mobilizados a irem de bicicletas no dia do evento. Quem foi ganhou um botton com o logo elaborado para esse fim e um suco especial. Um perfil foi criado no Instagram e o cicloativista Fabio, dono do Bikecafé aro 27, esteve presente para um bate-papo sobre diversos temas relacionados à mobilidade urbana.

A sustentabilidade no cotidiano do paulistano permeou todo esse projeto. Um telejornal foi criado pelos alunos dos 7os anos. Os vídeos, produzidos pelos estudantes que se revezaram nas funções de repórteres, entrevistadores, âncoras, redatores e diretores, trataram de temas como mobilidade urbana, acessibilidade, redução do lixo, alimentação, questões climáticas, previsão do tempo e projetos sociais, como a Educação para adultos, que é realizada gratuitamente no Friburgo.

Troca de uniformes, ação incentivada durante o dia, e explicações sobre a produção do papel semente, que foi utilizado para confeccionar os crachás de todos os funcionários, estavam na mesma sala. Nesse mesmo local, os visitantes recebiam as orientações de um aplicativo criado pelos alunos: Carona Solidária.

“Antes que o mundo acabe” foi tema dos 8os anos que, junto aos 9os, trataram da reciclagem na prática. Questões do século 21, a língua portuguesa, de Jorge Amado até hoje, e a questão dos afrodescendentes na história e na literatura foi destrinchada pelos alunos dos 9os anos.

Teve até energia grátis, tema do 1º ano do Ensino Médio, e a sustentabilidade dentro do colégio, tratada pelo 2os anos. O Ensino Fundamental, junto ao Ensino Médio, transformou uma das salas com exemplos de cidades seguras, resilientes e sustentáveis. Performance de dança, tela gigante pintada por uma aluna e um poema autoral, recitado em inglês com perfeição, surpreenderam os visitantes de forma positiva. Trabalhos impecáveis fascinaram o público.

Os transeuntes puderam ouvir, durante todo o dia, programas de rádio ao vivo, produzidos pelos 6os e 7os anos. A matemática e as artes compuseram uma sala com casas sustentáveis confeccionadas durantes as aulas de artes e supervisionadas nas aulas de matemática dos alunos dos 8os e 9os anos.

Os alunos do PFTC (Programa de Formação para o Trabalho e Cidadania) montaram a sala a partir das vivências que tiveram durante o programa nas aulas de Jornalismo, Ecodesign, Live Marketing, Arquitetura e Audiovisual.

Para fechar o evento com chave de ouro, uma composteira foi montada pelos alunos do projeto social do Friburgo (alfabetização de adultos).

Trabalhos precisos e importantes. Muita dedicação e ConsCiência. Esse é o legado de meses de dedicação, coroado com a performance dos 2os anos do Ensino Médio sobre o poema dramático Morte e Vida Severina, obra-prima do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto. Os alunos trouxeram os “Severinos” de hoje e, em uma releitura brilhante, apresentaram uma performance com cenário, figurino e texto autorais.

Clique no link para ver todas as fotos: https://photos.app.goo.gl/SqnxzgKAeKza1RVg1

Anúncios