Planejamento 2018

Sob o tema “Expectativas e metas 2018”, o primeiro dia do Planejamento 2018 do Colégio Friburgo, Casinha Pequenina, Maple Bear Granja Julieta e Parâmetros, que fazem parte do Instituto Friburgo, teve abertura e apresentação geral realizada pelo mantenedor e diretor geral Ciro de Figueiredo. Estavam presentes todos os diretores, coordenadores e professores da Instituição.
“O aprendiz deve superar o mestre. Quando eles recebem a oportunidade de serem protagonistas, produzem coisas extraordinárias.. vamos continuar essa busca pela novidade e complementação do currículo para a constante qualificação da prática educativa”.
Depois da abertura foi a vez de Fabiana Zinneck, que veio ao Colégio trazer novidades de “Tempos Exponenciais”, sua palestra, que exibe como o conhecimento se multiplica de forma exponencial, em questão de segundos, nessa nova era, e como o professor será a fonte desse conhecimento nesse novo modelo.
Uma das propostas do Planejamento 2018 foi montar workshops com os professores do Friburgo a fim de compartilhar experiências, inovações e novas ferramentas de uso em sala de aula.

Os professores que ministraram essas práticas foram: Luis Ricardo Ciccaroni – geografia; Ricardo Ribeiro – matemática; Wagner Ribeiro – história e Thiago de Castro – história.
A ideia das oficinas surgiu porque a direção e coordenação queria que os professores do Friburgo compartilhassem, entre si, suas novas experiências em educação. As coordenadoras do Ensino Fundamental II e Médio, Janaina Canova e Vera Barreto, assistiram às aulas do segundo semestre de 2017 a fim de prestigiar as inovações dos professores. Novas práticas estavam surgindo e poderiam ser disseminadas a todo o grupo.

O segundo dia do Planejamento 2018 foi marcado pela presença da educadora Lilian Zenni e de dois representantes do Geekie (startup que combina tecnologia com o conceito de ensino adaptativo para aumentar o desempenho de alunos do país inteiro e garantir educação para todos e para cada um): o fundador Claudio Sassaki e Marcelo Falciano.
O encontro com Lilian teve o tema “Gêneros textuais: oralidade, leitura e escrita”. Lilian falou com os professores da Casinha e do Friburgo – Educação Infantil e Fundamental I – sobre como trabalhar com os mais diversos gêneros nos diferentes segmentos. Falou também sobre o uso da tecnologia e aplicação correta em cada faixa etária.
Claudio e Marcelo falaram sobre práticas, metodologias ativas e inovação para os professores do Fundamental II e Ensino Médio.
Sassaki trouxe inúmeras inovações em educação. Falou muito sobre o Projeto Zero da Universidade de Harvard, do pensamento visual – visual thinking -, aplicação de rotinas de pensamento, memória investigativa, etc..
Explicou como as rotinas do pensamento ajudam a apoiar pensamentos específicos e consolidar a aprendizagem.
Claudio também contou sobre a preocupacão constante com a equidade: independente do quanto cada aluno sabe, pode sempre participar da mesma forma.

Também tivemos a presença de Livia Ribeiro e Edson Grandisoli, diretores educacionais do Reconeccta que vem fazendo um lindo trabalho junto aos nossos alunos.
O Colégio Friburgo tem um programa de educação ambiental desde a sua fundação. Pensa-se muito na estrutura do espaço quando falamos em escola sustentável, mas temos que falar mais sobre pessoas. A ideia é buscar transformar padrões insustentáveis em sustentáveis por meio de projetos. Não é possível pensar em educação sustentável sem todos os atores envolvidos.
O desafio de 2018 é seguirmos juntos para um projeto maior com objetivos determinados. 2017 foi um ano de muito trabalho e um celeiro de ideias. Agora é hora de ampliar e envolver mais pessoas, com projetos integrados.

O Período Ampliado da Casinha Pequenina e do Colégio Friburgo reuniu-se para a apresentação da equipe e debate sobre as aulas inaugurais, retomada da organização, procedimentos, primeiras semanas, usos dos espaços e muitas outras questões. A equipe estava muito animada e cheia de garra para o início das aulas.
O Período Ampliado é destaque nas duas unidades. O trabalho, que é um complemento ao currículo, é desenvolvido com muita organização e pensado na educação integral do aluno.
Anúncios