Visita à Folha de São Paulo

Vanessa Vaitekunas Zapater, mãe da aluna Beatriz do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Friburgo, nos procurou e relatou que durante as férias a filha recebeu o convite para conhecer a redação da Folha de São Paulo, convite estendido aos colegas de classe.
Tudo partiu do desejo da Beatriz em solicitar a volta da Folhinha, jornal infantil tão conhecido pelos pais, pois tivemos o prazer dessa leitura infantil de qualidade.
Beatriz, com a ajuda da mãe Vanessa, postou uma carta e um vídeo no Facebook fazendo essa solicitação. E a resposta foi um convite, feito por Sérgio Dávila, diretor de redação, a conhecer a Redação da Folha de São Paulo.
Organizamos a visita e todos foram conhecer a famosa “Folha de São Paulo”.
Os alunos foram recebidos pela jornalista Camila que mostrou o jornal e todos os cadernos. Contou como as noticias eram escolhidas, como os jornalistas buscam as noticias e também como funcionam os correspondentes do jornal.
Depois, foi a vez de conhecerem a redação e, por último, a importante sala de reuniões, onde tudo acontece! Um lanche foi oferecido e os alunos foram presenteados com um lindo livro.
A iniciativa de Beatriz e Vanessa teve grande repercussão. Foi uma atitude pequena que significou grandes transformações. Um exemplo para todos nós.
Abaixo a carta enviada e a resposta de Sérgio Dávila.

Leio o jornal todas as manhãs. Beatriz, minha filha de oito anos, se interessa, mas as notícias são tão áridas… no último domingo ela quis saber se eu já lia o jornal na idade dela e lhe contei sobre a Folhinha. Ela amou a ideia e resolveu escrever à Folha. Descobriu, após eu publicar sua carta em redes sociais, que o responsável pela decisão de trazer a folhinha de volta é Sérgio Dávila, e gravou um vídeo diretamente para ele. O vídeo não coube na mensagem, mas peço que o acessem pelo link pedido ao Sérgio Dávila

Fica a dica para o jornal, invista hoje no leitor de amanhã, ocupe espaço no vácuo do interesse pela notícia profissional, não deixe o YouTube reinar sozinho no universo da informação infanto-juvenil! Ajudem uma criança a fazer seu pedido chegar a quem pode atende-lo!

Vanessa Vaitekunas Zapater
39 anos
Leitora da Folha há 32 anos. Mãe da Beatriz, 8 e do Tomás, 5 (que ama a página de esportes)

Cara Vanessa,

Tudo bem? O vídeo de Beatriz iluminou minha tarde! Como ela, eu também gostaria de ter a Folhinha de volta na versão impressa –no mínimo por ser pai de duas meninas de 5 anos, a Rita e a Cecilia.

Mas os custos industriais –e a ausência de anunciantes interessados na temática, infelizmente—fizeram com que interrompêssemos a circulação.

O que temos feito desde então é tentar reviver a marca em reportagens que damos ao longo do jornal. A maior parte sai aqui:https://guia.folha.uol.com.br/busca/crianca.

Também criamos um blog com dicas de literatura infantil, aqui:https://eraoutravez.blogfolha.uol.com.br/

São paliativos para tentarmos matar a saudade de leitores como a Beatriz… Aliás, se ela quiser fazer uma visita à Redação, com ou sem colegas de escola ou de classe, nós temos um programa de visitação legal e ficaríamos muito honrados.

Suzana Singer pode ser procurada aqui para agendar: suzana.singer@grupofolha.com.br.

Muito obrigado pelo vídeo.

Sérgio