Fundamental I

DSC_4242

É nesta etapa que são desenvolvidas as operações fundamentais do pensamento, ampliando a construção do conhecimento e aprimorando a consciência dos valores básicos para a convivência. As atividades curriculares estão em concordância com a Base Nacional Comum e nas diversas áreas e etapas do ensino, os alunos adquirem um conjunto de conhecimentos culturais e científicos de nossa sociedade. Adquirem, também, habilidades e estratégias que lhes permitem alcançar o desenvolvimento da autonomia na busca de novos conhecimentos.

São esses alunos, com autonomia de aprendizagem, que estarão em melhores condições de adaptar-se às mudanças culturais, tecnológicas e profissionais que se apresentam neste novo século. Assim, os conteúdos curriculares são instrumentos, e não um fim em si mesmo.

GJA_1629

Do 1° ao 5° ano

As atividades curriculares abrangem as áreas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências. Até o 4º ano, o conteúdo curricular é desenvolvido através de um professor polivalente. No 5º ano os alunos são acompanhados por dois professores polivalentes, além dos especialistas em Educação Física, Inglês, Música e Artes Visuais.

O conteúdo desenvolvido pelos professores polivalentes estão agrupados nas áreas de ensino relacionadas:

• Da Linguagem — ao mesmo tempo, que amplia conhecimentos, desenvolve a capacidade da comunicação oral e escrita.
• Do Raciocínio matemático — contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e instrumentaliza a aprendizagem da ciência.
• De Conceitos e Procedimentos Científicos — desenvolvidos a partir de aulas práticas no laboratório.
• Da História e Geografia — visando a ampliação dos conceitos de tempo, espaço e culturas.
• Da Expressão Corporal e Artística — o caráter lúdico dos jogos, da expressão corporal, das artes plásticas e musicais , contribuem para o desenvolvimento da autopercepção, da sensibilidade e das potencialidades do aluno.

Metodologia de Projetos
guia-friburgo-e-casinha-383

Os alunos aprendem pela pesquisa e pela descoberta o significado do fazer. Organizados em grupos atribuem sentido à construção coletiva do conhecimento.

Língua estrangeira – Desde 2010 adotou para o Fundamental I o método Systemic Bilingual. Através do conteúdo interdisciplinar, o aluno adquire conhecimentos específicos de outras disciplinas dentro das aulas de inglês, enriquecendo seu vocabulário. Desta forma a língua passa a ser incorporada com naturalidade pelo aluno. No Ensino Fundamental II turmas são organizadas por nível de conhecimento do aluno. O curso prioriza a oralidade, a escrita e a interpretação de textos.

Com freqüência semanal os alunos trabalham nos Laboratórios de Ciências, Informática e na Biblioteca.

Horário
Período da manhã
 • Entrada: 7h30 – Saída: 12h15
Período da Tarde • Entrada: 13h00 – Saída: 17h45

 

Anúncios