Fundamental II

É nesta etapa que são desenvolvidas as operações fundamentais do pensamento, ampliando a construção do conhecimento e aprimorando a consciência dos valores básicos para a convivência. As atividades curriculares estão em concordância com a Base Nacional Comum e nas diversas áreas e etapas do ensino, os alunos adquirem um conjunto de conhecimentos culturais e científicos de nossa sociedade. Adquirem, também, habilidades e estratégias que lhes permitem alcançar o desenvolvimento da autonomia na busca de novos conhecimentos.

São esses alunos, com autonomia de aprendizagem, que estarão em melhores condições de adaptar-se às mudanças culturais, tecnológicas e profissionais que se apresentam neste novo século. Assim, os conteúdos curriculares são instrumentos, e não um fim em si mesmo.

Do 6° ao 9° ano

As atividades curriculares são desenvolvidas por professores especialistas.

Disciplinas da Base Nacional Comum: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.
Disciplinas da Área diversificada: Metodologia de Projetos  (HP1), Leitura da Mídia (HP2), Desenho Geométrico, Teatro e Língua Estrangeira (Espanhol) .
GJA_1723

Através da pesquisa e da contextualização de conteúdos, os alunos verificam um aprofundamento da aprendizagem, que é sedimentada com projetos interdisciplinares onde são estabelecidas correlações entre as diversas áreas do ensino.

As novas disciplinas que o Friburgo agrega acrescentam ao trabalho especificidades da aprendizagem com novos métodos de ensino:

HP1 — Desenvolvimento de Habilidades e Potencialidades na Leitura da Mídia
As propostas desenvolvidas neste segmento do currículo têm por objetivo instrumentalizar os alunos para a compreensão e interpretação da mídia escrita, televisiva e virtual. O Projeto de HP1 se estrutura em torno de 3 eixos principais:

– Habilidades específicas para leitura do jornal.
– Leitura e debate de temas da atualidade veiculados pela mídia.
– Análise e reflexão sobre as diversas mídias.

HP2 — Desenvolvimento de Habilidades e Potencialidades em Metodologia de Projetos
Um espaço curricular com maior ênfase no “aprender a aprender” e “aprender a fazer”. O trabalho pressupõe a escolha e definição de um tema, o levantamento de seus problemas e a busca de soluções. A pesquisa e a organização ganham lugar de destaque, resgatando-se seu sentido genuíno, tão descaracterizado pelos trabalhos escolares. Na maioria das vezes os temas tratados referem-se à preservação do meio ambiente, dando amplitude à educação ambiental.

Teatro e Artes Visuais
Historicamente valorizados pela escola, proporcionam o desenvolvimento da linguagem artística, além de ser um trabalho de constante reflexão dos problemas cotidianos.

Horário
Entrada: 7h20 – Saída: 12h / 12h50 * saída conforme horário semanal