Projetos Sociais

Uma escola que faz a diferença

No mundo contemporâneo, uma boa escola não pode se limitar apenas a transmitir conteúdos com eficiência. Também precisa ultrapassar fronteiras, sair de seus muros, fazer a diferença na comunidade. Por meio de iniciativas próprias ou em parceria com outras instituições, desenvolvemos atividades e projetos sociais que vêm agindo sobre a sociedade e transformando vidas. Iniciativas como o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Mediação de Leitura, o Ensino Médio Noturno e a rede de Escolas Associadas da Unesco.

Em diversas dessas ações, oferecemos oportunidades para que os alunos tomem parte e se engajem nas causas. É o papel formativo da escola que estimula essa participação. Eles contribuem com suas reflexões, pesquisas e práticas, para a construção de valores democráticos e sedimentados na solução dos problemas sociais.

Os estudantes do 8º ano, por exemplo, podem participar do Projeto Mediação de Leitura. Eles são capacitados para trabalhar junto às crianças em situação de risco atendidas por diversas instituições parceiras do Friburgo. Já alunos e ex-alunos são convidados a contribuírem na alfabetização de adultos. O trabalho, iniciado em 1996 para auxiliar funcionários da escola que tiveram de deixar os estudos, é aberto à comunidade desde 1997 e atualmente conta com cerca de 100 alunos.

Todas essas frentes apenas demonstram uma vocação histórica de nossa escola: a solidariedade, à qual convidamos pais, alunos e estudantes a descobrirem e a tomarem parte.

 

 

Anúncios