História


abril97-lutoporgaldinodossantosO colégio foi fundado em 1959, pelo casal Affonso Maurício e Jacy Vívolo, na região do Campo Belo, Zona Sul da capital paulista. Tradicional, o bairro era então conhecido por suas chácaras e pela forte presença de imigrantes alemães. Por causa disso, a nova escola recebeu o nome de Friburgo, uma lembrança das pequenas cidades com autonomia administrativa e decisões coletivas da Alemanha, as Freiburgen.

Aquela era uma época marcada pelo auge de movimentos inovadores na educação na Europa e na América Latina. No Brasil também despontavam iniciativas revolucionárias, como o promissor ensino vocacional. A princípio, o Friburgo foi projetado para ser uma escola com classes pequenas, uma por série, com atendimento personalizado e apenas o ensino Pré-escolar (hoje, Educação Infantil). Mas aos poucos vai se expandindo para o Primário e Secundário (Fundamental e Médio).

Nesse momento, auge da Ditadura Militar, a educadora Maria Nilde Mascellani é convidada para definir o projeto educacional. Na bagagem, ela traz a experiência de ser a principal idealizadora dos ginásios vocacionais e, com suas propostas, contribui de maneira decisiva para construir uma proposta pedagógica diferenciada e uma filosofia educacional visionária.antquadrab

Em 1978, o colégio foi assumido por um grupo de educadores  da Escola Planalto, liderados pelos professores Ciro Figueiredo, atual Diretor-Geral, Neuza Girardi e Iracy Garcia Rossi. A fusão das duas escolas, que tinham projetos educacionais muito semelhantes, trouxe o Friburgo para seu endereço atual, na Avenida João Dias, 242, na Granja Julieta. Em 1997, incorporamos o Instituto Educacional Jean Piaget, mantenedor da Escola de Educação Infantil Casinha Pequenina, na Rua Barão de Cotegipe, 251.

Com o objetivo de ampliar o projeto educativo, nos últimos anos, temos investido em projetos inovadores e audaciosos. Assim, adquirimos uma área de 400 mil m2 na Serra do Japi, região de Cabreúva, onde estamos implantando uma área de educação e preservação ambiental, a Estação Natureza do Ensino. E, em 2012, abrimos a escola bilíngue Maple Bear, também na Granja Julieta, ofertando um moderno método de ensino infantil.

Como se pode ver, o Friburgo não deixa de inovar. Fora e dentro das salas de aula. Nos últimos anos, fomos pioneiros no debate sobre preservação do meio ambiente, em tempos nos quais Aquecimento Global ainda era coisa de filme de ficção científica. Além disso, ao investir na formação integral da pessoa, com a construção de relações humanas, consciência crítica e competência acadêmica, mostramos que o alvo não é apenas passar no vestibular, mas fazer a diferença na sociedade. Fazer revolução é isso. Na teoria e na prática.

fachada

 

Anúncios