Proposta Pedagógica

A educação no Colégio Friburgo se dá através de um processo dialógico, ou seja, a relação professor/aluno e demais educadores é ampla, verdadeira e recíproca. Isso possibilita o desenvolvimento do desejo de aprender e desenvolve a capacidade de autopercepção. O ensino está voltado para o ato de aprender a ser sujeito ativo, atuante, sensível, que valoriza a independência, a responsabilidade social, o desenvolvimento de habilidades, competências transformadoras e consciência crítica.

O Colégio acompanha as constantes mudanças do processo de evolução na educação e trabalha com o conceito da transdiciplinaridade que incentiva conexões e fortalece a visão contextualizada do conhecimento, superando a mentalidade fragmentária.

A competência da leitura e interpretação de textos é, portanto, fator primordial no Friburgo. No Friburgo, o aluno constrói argumentações e desenvolve o raciocínio aplicando o conhecimento adquirido em situações da vida real. Linguagem e leitura são ferramentas que perpassam e aproximam diferentes áreas do conhecimento.

A matemática é valorizada como linguagem de conhecimento do mundo e embasada em práticas que fortalecem e efetivam o aprendizado. Revestida de aplicabilidades, está vinculada às diversas áreas do saber.

São marcas importantes: a Tecnologia e o ensino do Teatro, Artes Plásticas, Música, Esportes e Línguas.

O ensino da língua inglesa tem prioridade curricular, com quatro aulas semanais para alunos do Fundamental I. A partir do Fundamental II, o currículo de línguas estrangeiras se amplia com as aulas de espanhol.

A preparação para os exames de acesso ao Ensino Superior e suas opções de carreira são focos do Ensino Médio.  Os simulados e provas multidisciplinares fazem parte do processo de formação, e a Orientação Vocacional é um programa de apoio às escolhas.

A escola é uma das referências quando se trata de ex-alunos, sempre bem posicionados e distintos pela atuação no mercado de trabalho, na vida social e familiar.

No Período Ampliado para 2016, parte será inteiramente em inglês. Durante cinco dias na semana, o aluno permanece mais tempo na escola, com uma variedade de atividades culturais, esportivas e de apoio aos estudos, oportunizando aptidões às diversas tendências de interesses. Essas atividades complementares aguçam a criatividade, o interesse por novas tecnologias e o incentivo à prática de esportes.

“A escola, em sua singularidade, contém em si a presença da sociedade como um todo; a ciência nunca teria sido ciência se não tivesse sido transdisciplinar” (Edgar Morin).

Anúncios