Teatro

30/04/2020
Olá! Vamos brincar de Teatro de Fantoches!
Você  não precisa dos bonecos, pode fazer com seus brinquedos ou objetos da casa.
Crie uma conversa da caneta com a borracha, do lápis com o apontador, da colher com a panela, seja criativo, pense uma conversa de fofocas com suas barbies ou com seu carrinho e sua bolinha de gude, não importa!
Pegue uma ou duas cadeiras, cubra-as com um lençol, se esconda atrás e  apresente o seu teatro de fantoches.
Aproveite para aplicar os exercícios das semanas anteriores e use vozes diferentes para cada personagem ou faça tudo cantando como num musical.
Pode filmar!
Boas férias e bons trabalhos.
Ah… Não se esqueça que uma boa história tem uma mensagem, momentos engraçados e emocionantes assim com começo, meio e fim!.
Aula do dia 29/04
1-) Leia o texto ” Eu Sou Malala”
2-) Pesquise a vida de Malala Yousafzai.
3-) Se você pudesse falar com Malala Yousafzai, o quê diria? Escreva uma carta para ela.
OBS: Acho que contar a história de Malala pode ser uma possibilidade interessante para a gente no teatro. É uma história de coragem e empoderamento de meninas e mulheres, pensem nisso e quando voltarmos, conversaremos. Um beijo.
22/04/2020
SEMANA DA POESIA!
Pesquisem no material de vocês, ou em algum livro ou mesmo Google uma poesia que gostem. Decorem o texto  e façam um vídeo falando seu poema.
Lembrem-se de ser natural e pronunciar bem todas as palavras, valorizando ou enfatizando as mais importantes do texto.
Sugestão de poetas: Cecília Meireles, José Paulo Paes, Sidonio Muralha, Vínícius de Moraes,  ou outro que preferir.
Se conseguir colocar uma musiquinha bem calma e baixinha de fundo, fica bem bonito!!!
Escolhi dois poemas para vocês. Ouçam!
Beijo
Marcos
Aula do dia 22/04
1-) Assista o vídeo ” O Vestido Azul”.
2-) No final do vídeo, a narradora diz que já tem o vestido azul dela. O que você entende por isso? O que representa esse vestido azul? Você já tem o seu?
3-) Tente relembrar as partes principais dessa história e reconte ela para si mesmo com as suas palavras.
4-) Faça um exercício de respiração, lembram? Inspire o ar e solte em “x”, depois repita e solte o ar em “s” e por fim em “f”
5-) Reconte essa história com suas próprias palavras para sua família.
15/04/2020
1) Assista o vídeo “O Pote Vazio”.
2-) Reflita sobre os valores que são trabalhados nessa história. Que título essa história poderia ganhar se não fosse “O Pote Vazio”?
3- ) Tente relembrar as partes principais dessa história e reconte ela para si mesmo com as suas palavras.
4-) Faça um exercício de respiração, lembram? Inspire o ar e solte em “x”, depois repita e solte o ar em “s” e por fim em “f”.
5-) Reconte essa história com suas próprias palavras para sua família 😉
14/04/2020

TRABALHO DE VOZ!!!

Passe um período do dia treinando ou inventando vozes novas; estamos acostumados a usar nossa voz sempre do mesmo jeito, experimente, com criatividade falar como:
-um elefante preguiçoso,
-uma formiga aventureira,
-um cachorro atarefado,
-uma borboleta sonhadora
Experimente vozes diferentes como se fosse dublador de desenhos infantis, Se der características humanas com sentimentos e adjetivos fortes ficará mais fácil. Tente fazer com

  

que sua família descubra qual é sua personagem do dia.
Transforme sua vida num musical! Só pode falar cantando! Peça a toalha do banho, o café da manhã,  o saleiro, qualquer coisa, mas sempre cantando.
Tente manter um diálogo cantando e perceba se o ritmo da sua casa está mais para samba ou valsa, ou ainda ópera!!!
Boa semana e divirtam-se!
13/04/2020
Olá, meus queridos!
1-) Leia o texto “O Dragão Verde” e anote suas impressões sobre ele. Vamos conversar sobre esse texto quando a quarentena passar.
     É uma comédia e eu acho que daria uma peça muito legal para esse ano, porém, vocês precisam gostar também. Em outro momento, postarei o texto ” Frankstino”, para vocês conhecerem.
3-) Vamos levantar da cadeira? Faça um alongamento (lembrem-se dos alongamentos nas nossas aulas)
4-) Experimente a caminhada do vídeo. Onde você caminha? O que vê? Como reage?
03/04/2020
Olá, meus queridos!
1-) Assista o vídeo. Lembre-se de colocar um 👍 se curtirem o vídeo. Isso ajuda muito o profissional!!
Escreva o que entendeu por “presença corporal”, quais são os três pontos do corpo para ativar essa presença e o porquê ela é importante para o trabalho do ator/atriz.
2-) Experimente o exercício sugerido pelo próprio Luis Louis no vídeo.
3-) Escolha uma posição (a do perdedor ou de prontidão) e junte a sequência da mímica da aula passada. Observe que existem diferentes níveis, diferentes graus para a posição do “perdedor” ou de “prontidão” (coelho quando sai da toca).
4-) Depois de ensaiar algumas vezes, experimente mostrar para alguém ou ainda gravar. Dica: Quanto mais treinamos, melhor vamos ficando.
5-) Vamos aproveitar o tempo agora e pesquisar histórias para nossa peça? Na próxima aula postarei o texto O Dragão Verde, de Maria Clara Machado, para conhecimento de vocês, afinal ele apareceu como uma possibilidade de montagem!!!
31/03/2020
TURMA 1º, 2º e 3º ano – Exercício de ritmo
Coloque uma música bem compassada (sugestão WHAT A FOOL BELIEVES) e execute as suas tarefas diárias no ritmo, sempre contando até oito! Que tal a família toda tomar café da manhã se movimentando somente no ritmo da música? Mas também pode ser se trocar, escovar dentes, tomar banho, brincar com seu bichinho de estimação, arrumar seu quarto!
TURMA 4º e 5º ano – Exercício de roteirização
Roteirize histórias conhecidas!
Escolha uma história de seu gosto e bem conhecida e  transforme-a em linguagem teatral, exemplo, cena 1- mamãe chama Chapeuzinho e diz a ela para levar doces para vovó pelo caminho do rio; cena 2- Mamãe adverte sobre os perigos da floresta.. com uma sequência de cenas, vá até o final da história.
PARA TODOS SE DIVERTIREM – Exercício – Teatro Sujo 
Vire personagens por 2 horas! Responda as perguntas e interaja com sua família como se fosse a Branca de Neve, a Chapeuzinho, a Bela, o Peter Pan, o Cebolinha, o Pato Donald, o Lobo Mau. É importante que o menor número de pessoas da casa saibam que está experimentando um personagem. No final, faça a grande revelação!!!
19 de março de 2020
Oi, meus queridos alunos de Teatro!
PROPOSTA 1 – O vídeo do link abaixo é do Luis Lois, ele foi meu professor na Puc, referência aqui no Brasil quando o assunto é mímica. Preparador corporal de grandes elencos como o da minissérie da globo “Hoje é Dia de Maria”.
1-) Assista o vídeo “5 dicas para criar uma ilusão de Mímica perfeita”, anote em um papel uma breve explicação do que você entendeu de cada uma das dicas dada pelo Luis Lois.
2-) Com roupas confortáveis, experimente criar uma sequência de 3 ações usando as dicas do vídeo. Siga um exemplo:
a-) Uma pessoa sentando em uma mesa. Dobre os joelhos, até a altura da mesa imaginária, estabilize a coluna, visualize o tampo da mesa, passe a mão em sua superfície, dê vida a ela!
b-) Pegue um copo d’água imaginário que está em cima da mesa e beba.
c-) Em seguida, pegue uma maça imaginária que está em cima da mesa e coma.
3-) Depois de ensaiar, mostre para alguém o resultado ou faça na frente do espelho (somente depois de ensaiar). Se quiser, crie outras ações para treinar!
4-) Use um tempo depois dessa atividade para pesquisar histórias legais que daria uma boa peça!
1-) Assista o vídeo  ” Os 3 Cs da linguagem corporal e os 2 movimentos marcantes da cabeça”.
2-) Ao final do vídeo anote o que você entendeu sobre os 3 Cs.
3-) Crie um personagem que use um desses movimentos de cabeça. Quem ele (ela) poderia ser? Um rei/ rainha? Um político/política? Um(a) artista sendo entrevistado(a)? Crie algumas falas, experimente mostrar para alguém da sua família ou no final do ensaio fazer na frente de um espelho ou ainda, que tal gravar?
4-) Depois dessa atividade, que tal dar aquela pesquisada em textos e histórias para nossa montagem?