É nesta etapa que são desenvolvidas as operações fundamentais do pensamento, ampliando a construção do conhecimento e aprimorando a consciência dos valores básicos para a convivência. As atividades curriculares estão em concordância com a Base Nacional Comum e nas diversas áreas e etapas do ensino, os alunos adquirem um conjunto de conhecimentos culturais e científicos de nossa sociedade. Adquirem, também, habilidades e estratégias que lhes permitem alcançar o desenvolvimento da autonomia na busca de novos conhecimentos.
São esses alunos, com autonomia de aprendizagem, que estarão em melhores condições de adaptar-se às mudanças culturais, tecnológicas e profissionais que se apresentam neste novo século. Assim, os conteúdos curriculares são instrumentos, e não um fim em si mesmo.
Do 1° ao 5° ano
As atividades curriculares abrangem as áreas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências. Até o 4º ano, o conteúdo curricular é desenvolvido através de um professor polivalente. No 5º ano os alunos são acompanhados por dois professores polivalentes, além dos especialistas em Educação Física, Inglês, Música e Artes Visuais.
O conteúdo desenvolvido pelos professores polivalentes estão agrupados nas áreas de ensino relacionadas:
• Da Linguagem — ao mesmo tempo, que amplia conhecimentos, desenvolve a capacidade da comunicação oral e escrita.
• Do Raciocínio matemático — contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e instrumentaliza a aprendizagem da ciência.
• De Conceitos e Procedimentos Científicos — desenvolvidos a partir de aulas práticas no laboratório.
• Da História e Geografia — visando a ampliação dos conceitos de tempo, espaço e culturas.
• Da Expressão Corporal e Artística — o caráter lúdico dos jogos, da expressão corporal, das artes plásticas e musicais , contribuem para o desenvolvimento da autopercepção, da sensibilidade e das potencialidades do aluno.
Metodologia de Projetos

Os alunos aprendem pela pesquisa e pela descoberta o significado do fazer. Organizados em grupos atribuem sentido à construção coletiva do conhecimento.
Língua estrangeira – Através do conteúdo interdisciplinar, o aluno adquire conhecimentos específicos de outras disciplinas dentro das aulas de inglês, enriquecendo seu vocabulário. Desta forma a língua passa a ser incorporada com naturalidade pelo aluno. No Ensino Fundamental II turmas são organizadas por nível de conhecimento do aluno. O curso prioriza a oralidade, a escrita e a interpretação de textos.
Com freqüência semanal os alunos trabalham nos Laboratórios de Ciências, Informática e na Biblioteca.
HORÁRIOS
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Entrada |
Saída |
Fundamental I – Manhã (1º ao 5º) |
7h30 |
12h30 |
Fundamental I – Tarde (1º ao 4º) |
13h00 |
18h00 |