Período Integral

A proposta pedagógica para o Período Ampliado, como atividade extracurricular, destinado ao Ensino Fundamental I e II,  em período alternado ao Curso Regular, tem por objetivo ampliar as mais diversas áreas do conhecimento, com desafios inovadores e um currículo amplamente diversificado, atendendo a demanda dos alunos e estimulando novas aprendizagens. Nossa proposta tem sido rigorosamente aprimorada para propiciar a inovação de atividades e aprofundamento daquelas que julgamos essenciais à formação complementar dos alunos.

A coordenação do Curso de Inglês do Período Ampliado, em tendo avaliado o trabalho, sugere que esse programa, dentro deste segmento, tenha o perfil mais conciso e com material mais apropriado para o novo formato, estabelecendo assim,  parceria com a CAMBRIDGE UNIVERSITY. Por essa razão, o curso terá duas horas semanais.

As atividades do Período Ampliado não são uma mera diversão. Elas entretêm, com amplo significado de aprendizagem. O lúdico é essencial, é mola propulsora para as mais diversas práticas que propomos. Objetivos de socialização, criatividade, cooperação e fortalecimento da autonomia e autoestima são metas essenciais do nosso trabalho.

O trabalho é realizado com fundamentação pedagógica que se estrutura através dos Núcleos de Atividades abaixo propostos:

ESTRUTURA DOS NÚCLEOS

Núcleo I – Horário de estudos – amplia responsabilidades estudantis com relação às tarefas, pesquisas, levantamento de dúvidas e estudo dos conteúdos trabalhados. O aluno trabalha suas competências de organização e responsabilidade frente às lições de casa e aos estudos.

Núcleo II – Língua Estrangeirao curso visa inserir o aluno em um ambiente cuja referência para a comunicação é a língua estrangeira.  As aulas e projetos promovem o estímulo e o vínculo com a língua estrangeira, inserindo-o  naturalmente nesse contexto cultural, habilitando-o à  fluência oral, auditiva e escrita.

Núcleo III – Cultural – voltado para a expressão corporal e artística amplia percepção cultural do mundo e proporciona o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade e estética,  tão necessários ao mundo contemporâneo  (Artes, Circo, Jazz, Street Dance, Zumba, Teatro, Violão, Kung Fu,  Jogos de Tabuleiro,  Bandeirante, Oficina de Cartum, Oficina de Moda).

Núcleo IV – Esportivo – completa a concepção da área de Educação Física desenvolvida no ensino regular. O movimento é o direcionador das práticas desenvolvidas, ampliando o repertório motor e a coordenação física geral por meio de vivências diversificadas. (Futsal, Basquete, Volei, Handebol, Tênis, Judô,  Ginástica Artística, Patinação Artística, Esgrima, Tchoukball, Hóquei de Campo, Pilates, Rugby, Softball).

Núcleo V – Tecnológico – traz uma nova linguagem como representação do acesso ao conhecimento de forma globalizada. Contribui significativamente para o desenvolvimento do raciocínio lógico, mecânico e estratégico. As propostas são desafiadoras e promovem o estímulo mental para o “construir com criatividade” (Oficina Maker).